Mato Grosso do Sul – Maracaju pode comemorar, pelos resultados recém-divulgado pelo SISP (Superintendência de Inteligência em Segurança Pública) – Núcleo de Estatística e Analise Criminal, comparativos Janeiro a Agosto (2018/2019), como sendo uma das cidades mais segura de todo o Estado do MS.

Ainda conforme o levantamento, o município ocupa a 1ª posição entre os menos violentos do Estado ocupando a primeira colocações juntamente com as cidades de Aparecida do Tabuado e Bonito.

O SISP avaliou as 79 cidades do Estado no comparativo estão as de médio e grande portes todas elas acima de 100 mil habitantes. Para realizar o levantamento, a Superintendência levaram em conta a taxa de homicídios por habitantes. Maracaju registrou taxa 02 homicídios neste primeiro semestre.

Pelo SISP, outros índices que contaram para colocação no ranking geral como roubo a residências, comércios, furtos, furtos de veículos, roubos em via pública, roubo seguido de morte entre outros os registros em taxa diminuíram com relação ao primeiro semestre de 2018.

Para o comandante da Policia Militar, Coronel Juracy Pereira, é resultado de um trabalho conjunto das Policias Civil e Militar dos investimentos que o Governo do Estado fez em Maracaju, colocando novas viaturas, equipamentos entre outros, que o papel da Polícia Militar tem sido feito desde o patrulhamento ostensivo, com a Polícia que anda fardada e caracterizada mostrando sua presença ostensiva, passando segurança à sociedade.

O comandante Coronel Pereira, aproveitou a oportunidade e agradeceu o apoio recebido: Promotoria de Justiça – promotores Estéfano Rocha e Simone Almada Goes, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, que apoiam com recursos através do Consema. “Temos que agradecer também a toda população de Maracaju que nos aopia e participa através do Conselho Comunitário de Segurança,” disse.

“A Polícia Militar tem papel de relevância, uma vez que tem mostrado seu trabalho, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão maracajuense, sociedade e buscando, coibir os ilícitos, criminalidade e as infrações administrativas entre outros” comemorou os resultados Juracy Pereira.

Glaucia Fernanda Valério, Delegada de Polícia titular de Maracaju: lembrando que essa posição que Maracaju ocupa, de terceira cidade mais segura do Estado, é reflexo principalmente do trabalho integrado entre as polícias civil e militar, não havendo vaidades entre as duas instituições, que se apoiam mutuamente na consecução de seus trabalhos e atribuições, realizando constantemente operações conjuntas de combate à criminalidade local.

Para a Delegada, a polícia civil tem mostrado excelentes índices de resolução de crimes como roubo, furtos, homicídio e tráfico de drogas, com a rápida identificação e prisão dos autores, fato este que reflete consideravelmente na segurança da população maracajuense.

“O apoio que a segurança pública recebe através do Consema, como bem ressaltado pelo comandante da polícia militar, e o apoio da população também é determinante para estarmos na posição divulgada”, finalizou.

Hosana de Lourdes