A Tonon Usina de Álcool localizada no distrito de Vista Alegre não cumpriu prazo feito com trabalhadores.
Sem respostas trabalhadores se revoltaram contra o Sindicato.Funcionários da área agrícola da Unidade Vista Alegre, e os demais do grupo Tonon Bioenergia, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 30, no plenário da Câmara Municipal de Maracaju. A reunião tinha como pauta, que Oviedo dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Açúcar e do Álcool de Rio Brilhante, trouxesse uma resposta dos diretores da Usina Tonon aos trabalhadores o que não aconteceu. Conforme pedido dos trabalhadores, eles estavam pedindo os 50% restantes dos salários de dezembro, que não foram pagos, o 13° salário, que se encontra atrasado, e o plano de saúde, que está bloqueado e eles não sabem o motivo e ainda solução para próxima folha que está vencendo.
No total, 650 trabalhadores foram afetados pela situação, e o atraso nos pagamentos atinge áreas como lavoura, transporte e linha de produção da empresa.
Vários advogados estiveram presentes, esclarecendo as duvidas dos trabalhadores, problema que se arrasta desde o final de novembro, deixando muitos funcionários em complicações financeiras, e o diálogo com a diretoria vem sendo tentado desde o início da semana – sem sucesso. Para o representante dos trabalhadores durante a manifestação, Marcelo Oliveira todas as convocações de diretores e empresários da Tonon foram feitas até o momento ninguém compareceu ou encaminhou algum comunicado, e ainda o Sindicato tem deixado a desejar no atendimento a classe trabalhadora, haja vista não tem posicionamento e se quer consegue falar com diretores ou advogados da Usina Tonon.
Na reunião com aproximadamente 400 funcionários na manhã de hoje, funcionários se revoltaram contra o representante do Sindicato presente. Além de não trazer nenhum posicionamento trouxe informações que contrariou os trabalhadores e não entrou com a ação de bloqueio de bens conforme o último pedido na reunião da semana passada. O objetivo de agora para frente é fazer diferente. Segundo Marcelo Oliveira, os funcionários reiteraram que alguns deles estão passando dificuldades, sem haver parecer da diretoria, que ingressaram com ações de rescisão indireta, e afirmaram que estão farão de forma particular haja vista o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Açúcar e do Álcool de Rio Brilhante, de quem esperam apoio estariam fazendo corpo mole.
Segundo os trabalhadores, no último contato da usina, em novembro de 2019, foi dito que o 13° salário será pago até maio de 2020 e que o salário de dezembro (que seria pago dia 29 do mês em questão) seria pago integralmente. Após isso, foi feito apenas o pagamento de metade do salário de dezembro e o plano de saúde foi bloqueado, e os funcionários não obtiveram mais resposta dos diretores da unidade.
Com mais de 50 anos de história, a Tonon Bioenergia era formada pelas unidades Santa Cândida, em Bocaína (SP); Paraíso, em Brotas (SP); e Vista Alegre. Porém, o grupo entrou com um pedido de recuperação judicial em 2015 e teve o plano aprovado em 2017, que envolveu o leilão das duas usinas paulistas, posteriormente adquiridas pela Raízen Energia.
Mesmo que a crise financeira da unidade Vista Alegre seja conhecida no município, atualmente com a sua paralisação vem gerando inúmeros prejuízos aos trabalhadores terceirizados e outros setores.Segundo advogados trabalhistas, caso o trabalhador queira entrar contra a empresa requerendo seus direitos cabe entrar com uma Tutela de urgência para liberação de FGTS e Seguro Desemprego. Logo, pede-se a condenação da Reclamada no pagamento da multa do FGTS, ele terá as opções, dependendo da situação: assim como a liberação da carteira de trabalho para que o trabalhador possa ir em bisca de uma nova oportunidade de trabalho.