O mês das mulheres é marcado por acontecimentos únicos, bem como eventos de  grande expressão no dia internacional da mulher comemorado em 8 de março. Em  Maracaju a superintendente do meio ambiente Neiva Nicolau esteve com diversas  empresárias do município com objetivo de traçar caminhos e projetos que tragam  desenvolvimento sustentável com parcerias no comércio local.  

Neiva Nicolau tem em seu currículo uma história de empreendedorismo no ramo  moveleiro. Alguns maracajuenses com certeza tem em sua residência uma peça da  famosa Montana Móveis, que atendeu projetos inovadores e exclusivos de outro ícone do empreendedorismo feminino, a arquiteta Letícia de Souza. Mas passado à parte  vamos ao presente, destrinchar a força feminina que vem se encaixando no lugar que já  era de direito. 

Diante do desafio na pasta do meio ambiente, Neiva Nicolau promete com sua  experiência, fazer uma Maracaju diferente e ousar com projetos inovadores e  sustentáveis. O caminho começou com a troca de ideias com as empresárias Rosemeire e Neri, onde conheceu de perto como funciona a fábrica de pneus, e da possibilidade de  transformar pneus velhos em asfalto ecológico. A iniciativa transforma uma simples  ação em redução de custos para o município, o Brasil descarta anualmente pelo menos mil toneladas de pneus e o problema ambiental se agrava com a falta de iniciativas  como esta. 

Os pneus demoram em média 600 anos para decomposição e podem se tornar  criadouros de mosquito Aedes Aegypti e da Chikungunya gerando problemas sérios de  saúde. Queimados os pneus se tornam altamente poluentes pois libera monóxido de  carbono e dióxido de enxofre. “Precisamos agir com cautela e responsabilidade para o 

bem de todos. Marcos Calderan tem essa preocupação também, e quero fazer o meu  melhor por Maracaju” disse Neiva animada com o apoio das empresárias e também do  prefeito atual. 

Maracaju possui uma população estimada de aproximadamente 48.022 pessoas  segundo censo 2020 IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e responde por  parte dos 45,8% da produção de safra nacional. Sua localização é privilegiada no cenário nacional com o desenvolvimento do agronegócio despontando na economia. 

EDIÇÃO E FOTO: BRUNA OLIVEIRA