As duas cidades estão na rota do Corredor Rodoviário Bioceânico, que tem intenção de melhorar as relações comerciais de países asiáticos e sul-americanos
Projeto de lei apresentado pelo prefeito Marquinhos Trad a Câmara Municipal de Campo Grande, deve declarar a capital como “Cidade Irmã” de San Salvador de Jujuy, cidade Argentina localizada a 1.604 quilômetros de Campo Grande.
San Salvador de Jujuy é capital da província de Jujuy e está localizado no norte da Argentina, tem mais de 230 mil de habitantes e funciona como um centro econômico e cultural de Jujuy, fica localizado em uma região montanhosas coberta por florestas e paisagens naturais.
Na região de vale dos rios Jujuy e San Francisco predomina a produção de tabaco e cana-de-açúcar, com uma importante criação de gado bovino e exploração florestal de minérios de ferro, prata, chumbo e zinco.
O acordo de irmandade e cooperação entre às duas cidades quer estabelecer relações sociais, econômicas e culturais, além de laços de amizade, solidariedade, intercâmbio e cooperação entre os povos.
Oque visitar em San Salvador de Jujuy?
A Praça Belgrano tem um ambiente arborizado com fonte e monumentos, está localizada em frente à casa do Governo e da Catedral de Jujuy, em torno da fonte há um letreiro colorido com o nome da província, parecido com os letreiros localizados na Afonso Pena, onde todo mundo passa e tira uma foto.
Para aprender mais sobre os povos indígenas da região de Jujuy, o local ideal em San Salvador é o Museu Arqueologico de Jujuy.
No museu tem coleção de cerâmicas, ferramentas, pontas de flechas e outros artefatos, incluindo uma estátua de 3 mil anos dedicada à deusa da fertilidade.
Paseo de los Artesanos é um ponto comercial de artesanato local, é um dos centros culturais junto com a Avenida Urquiza. Nesses locais você encontra cerâmica, joias, roupas de lã de lhama e artigos de couro.
Local história de Jujuy, a Basílica de San Francisco e a Catedral de San Salvador de Jujuy são feitas com arte sacra, a basílica foi construida na década de 20, conta com coleções de obras de artes com pinturas e bordados.
O pequeno museu da basílica guarda relíquias e pinturas de prata da igreja. A Catedral de San Salvador é muito mais antiga que a basílica, ela foi fundada na mesma época que a cidade em 1500, e restaurada ao longo dos anos.
A união das cidades pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social entre Brasil e Argentina, buscando melhorar a infraestrutura e facilitar o trânsito das fronteiras agilizando os procedimentos aduaneiros.
Existe mais um projeto que pode contribuir para a relação entre Jujuy e Campo Grande, a criação do terminal de transporte intermodal do município que ainda está em estudo pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO).
Esse terminal pode ligar o Brasil aos portos do norte do Chile (Antofagasta e Iquique), passando pelas cidades de Campo Grande e San Salvador de Jujuy.
Rota Bioceânica
O corredor rodoviário bioceânico passará por Brasil, Paraguai, Argentina e chega ao norte do Chile, ligando ao Pacífico áreas de forte potencial produtivo pouco aproveitado, vai permitir o desenvolvendo de cadeias produtivas regionais.
A ligação desses países pelas estradas, tem o intuito de expandir a relação comercial do Estado com países asiáticos e sul-americanos e deve fomentar, além da diversificação da pauta de exportações, a atração de indústrias e empresas para MS.
A rota também deve promover a integração entre os países da América do Sul e o desenvolvimento local nos municípios alcançados. Paraguai pode fornecer a Mato Grosso do Sul, produtos que são atualmente importados da China, como tecidos de malhas e fios sintéticos.
Fonte: JUDSON MARINHO Correio do Estado