Em Campo Grande, chuvas ficaram abaixo da média histórica pelo terceiro mês consecutivo

Novembro foi um mês de chuvas abaixo da média na maioria dos municípios do Estado observados pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec).

Os dados coletados em 46 municípios do Estado apontaram para um índice de chuvas abaixo do esperado para o mês em 35 deles, localizados nas regiões sudoeste, sudeste e leste. Segundo o levantamento, as chuvas variaram entre 40-80 mm, representando 25-50% abaixo do que era esperado para o mês.

O município de Nhumirim-Nhecolândia foi o que apresentou o maior índice abaixo da média histórica (78%), com acumulado de 29,2 mm no mês de Novembro, quando o esperado era 134,1 mm.

Jardim aparece em segundo, com acumulado de 50,4 mm no mês de novembro, que representa um desvio de 66% dos 149,2 mm esperados.

Na sequência, estão os municípios de Bela Vista (-68%), Juti (-63%) e Caarapó (-60%). 

Acima da média

As chuvas ficaram acima da média histórica nas regiões central e extremo sul do estado, com 100-125% acima da climatologia. Nestas regiões ocorreram os maiores acumulados de chuva, variando entre 120-240 mm. O município com maior precipitação foi Bataguassu, onde observou-se 315,6 mm de chuva acumulada em novembro de 2023, o que representa 137% acima da média histórica.

Confira o levantamento completo:

Precipitação Acumulada Mensal (mm) observada durante o mês de Novembro de 2023 – Fonte: Cemtec

Campo Grande

Na Capital, novembro foi o terceiro mês seguido com chuvas abaixo da média média histórica. O maior registro na Capital foi na UPA Aparecida Gonçalves e na UFMS, que apresentaram 8% de desvio. Foram registrados 190,4 mm dos 206,5 mm esperados.

Apesar do índice de 8% apresentado na tabela acima, o Cemtec explica que foram observados outros pontos em Campo Grande, que chegaram a apresentar preciptação até 45% abaixo da média histórica esperada.

A média histórica é baseada nos dados climatológicos da estação meteorológica do INMET localizada na EMBRAPA Gado de Corte em Campo Grande referente ao período 1961-1990. Considerando os dados dessa estação, a chuva acumulada em novembro foi de 114,4 mm, índice 45% abaixo da precipitação média histórica.

Confira preciptação acumulada observada nos diversos pontos da Capital:

Fonte: ALANIS NETTO Correio do Estado