O Consultado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo (SP), que tem atuação territorial sobre os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, tem um novo cônsul-geral.
Trata-se do diplomata Kevin Murakami, que tem mais de 20 anos de experiência no Departamento de Estado dos EUA, sendo quase metade deles na América Latina.
Murakami assumiu o cargo de cônsul-geral de SP na terça-feira, 9 de setembro. Ele substitui Richard Glenn, que deixou o posto em junho último.
Murakami chega ao Brasil depois de servir ao serviço diplomático na Embaixada dos Estados Unidos em Bogotá, na Colômbia. No País vizinho da América do Sul, ele atuou como Diretor da Seção de Assuntos Internacionais de Narcóticos e Aplicação da Lei (INL), com um orçamento de US$1 bilhão em programas de segurança.
Antes de atuar na Colômbia, o novo cônsul dos EUA em São Paulo teve experiências no México e no Brasil. No México, foi conselheiro econômico da Embaixada dos Estados Unidos naquele país e, no Brasil, atuou na seção político-econômica do Consulado do Rio de Janeiro (RJ).
Sua carreira inclui ainda passagens por Paquistão e Iraque, além de outros cargos em Washington.
O cônsul-geral, que fala inglês, espanhol, português, russo e japonês, é formado em Relações Internacionais pela Universidade da Califórnia e possui mestrados em Diplomacia pela Universidade de Georgetown e em Segurança Estratégica Nacional pela Escola Nacional de Guerra.
Fonte: EDUARDO MIRANDA Correio do Estado