Durante os dias 2 e 9 de junho, Dourados confirmou uma média de seis novos casos de dengue por dia. Atualmente, 1.089 diagnósticos da doença deram positivos. Houve 599 descartes.

Segundo o Dourados News, esses dados constam no mais recente informativo resumido de arboviroses fornecido ao Dourados News nesta quarta-feira (10) pelo gerente do Núcleo da Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza Santos.

Conforme o documento, com população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 222.949 habitantes, a maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul tem incidência de dengue de 896 por 100 mil moradores.

Há uma semana, as notificações no município somavam 1.985, os casos confirmados eram 1.047, os descartados 564, e 357 aguardavam resultado.

Desde que 2020 começou, três óbitos já foram atribuídos à dengue em Dourados. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, a primeira vítima fatal foi um homem de 61 anos que começou a sentir os sintomas em 26 de janeiro e faleceu no dia 31 daquele mesmo mês. Ele não tinha problemas de saúde relatados. Depois foram confirmadas as mortes de um homem hipertenso de 46 em 19 de abril (ele começou a sentir os sintomas no dia 15 daquele mesmo mês) e de uma menina de apenas 10 anos sem nenhum outro problema de saúde relatado em 8 de maio (sintomas iniciais dia 3).

Ainda no informativo resumido de arboviroses fornecido hoje pelo gerente do Núcleo da Vigilância Epidemiológica, há 12 confirmações de Zika Vírus e 46 de Febre Chikungunya. Quanto a essas duas doenças também transmitidas pelo Aedes aegypti, Dourados é o município com mais casos em todo o Estado.
Por: Folha de Dourados