Maicon Arguelho, de 25 anos, faz sucesso nas redes sociais ao mostrar como a rotina de trabalho pode ser leve e divertida. Atrás do caminhão de coleta, o jovem esbanja disposição e brinca com a correria diária.

Alegria, disposição e preparo físico são algumas das características que o coletor de lixo Maicon Arguelho, de 25 anos, aponta serem necessárias para deixar as ruas da cidade de Maracaju (MS) – a 168 quilômetros de Campo Grande – mais limpas e bonitas. Nas redes sociais, o jovem viralizou ao mostrar que a rotina de trabalho pode ser leve e divertida. Veja o vídeo acima.

Conhecido como “Gari de MS”, o jovem irradia felicidade, bom humor e disposição, mesmo tendo que correr mais de 40 km por dia durante as coletas de lixo. Com fantasias da Barbie, Homem-Aranha e até do Chaves, Maicon também chama a atenção pela velocidade em que faz o trajeto atrás do caminhão.

“Comecei a gravar e postar a minha rotina como gari de brincadeira e hoje tem uma galera que me acompanha. Pode parecer besteira, mas quem faz o dia ser especial somos nós. Minha vida nunca foi fácil, sempre foi luta e hoje eu quero mostrar que independente do trabalho dá pra ser feliz e fazer a diferença”, disse ao g1.

Maicon conta que começou a trabalhar em uma lavoura de Maracaju, serviu no quartel por dois anos, até que em 2020, por indicação de um amigo, começou a trabalhar como gari. “Um colega me disse que tinha uma vaga para trabalhar e eu vi como uma oportunidade. Eu sempre gostei de correr e agora trabalho em um lugar que faço atividade física e uso a minha alegria para fazer as pessoas sorrirem”.

O jovem destaca que a cada parada do caminhão é necessário agilidade e parceria. Há mais de três anos, Maicon trabalha seis dias por semana com Donizete, Helio, Gabriel e Marcos pelas ruas da cidade. A equipe é responsável pela coleta de lixo diária de um setor do município, o que equivale a seis bairros.

Maicon e a equipe de trabalho — Foto: Redes Sociais

Maicon e a equipe de trabalho — Foto: Redes Sociais

Além de rapidez, o preparo físico também é um dos requisitos necessários, a equipe percorre mais de 40 quilômetros diariamente e os sacos de lixo demandam muita energia para serem recolhidos.

“O trabalho começa às 6h da manhã e temos um setor responsável para fazer a coleta pela cidade, por dia eu percorro mais de 40 quilômetros, só que procuro levar tudo de maneira leve. A vida já é muito complicada para acharmos problemas. A nossa equipe é bem parceira, tem o motorista e mais quatro amigos”.

Um dos últimos vídeos publicado pelo “Gari de MS” em uma rede social já conta com mais de 13,1 milhões de visualizações. Na mesma rede social, o gari soma 378 mil seguidores.
Em uma das publicações mais recentes, Maicon aparece vestido com uma fantasia do Homem-Aranha, enquanto trabalha. O jovem afirma que a rotina de mostrar a profissão é uma forma de mostrar às pessoas que o trabalho não é motivo de vergonha.

“Hoje a minha profissão é de gari e tenho muito orgulho disso. É daqui que levo sustento para minha família. Comecei a mostrar minha rotina de brincadeira e fiz um compromisso de mostrar que dá pra ser feliz, não dá pra ter vergonha disso”.

Fonte: Rafaela Moreira, g1 MS