Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa, localizados em Jardim-Bonito (MS), são destaque em baixa emissão de carbono

Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa, atrativos turísticos localizados em Jardim-Bonito (MS), receberam o certificado de Clima Positivo concedido pela Green Initiative.

Em especial, a Estância Mimosa tornou-se o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive, em 2023. Esta conquista rendeu destaque no Prêmio Nacional do Turismo 2023, do Ministério do Turismo.

A instituição avalia as emissões e compensações de CO2 dos atrativos e os certificou como Clima Positivo, o que significa que além de neutralizarem as emissões, também removem mais carbono da atmosfera do que emitem.

Para calcular a pegada de carbono, eles adotaram princípios como relevância, exaustividade, consistência, transparência e precisão.

Além disso, consideraram três etapas de análise: pesquisa bibliográfica para obter dados sobre o ecossistema local, processamento de imagens de satélite e cálculos para estimar a quantidade total de CO2 capturado.

Todas as emissões relacionadas às operações e à cadeia de valor dos negócios foram minuciosamente avaliadas, permitindo comparações futuras e demonstrando os impactos das medidas de redução implementadas.

A Green Initiative segue padrões rígidos e estabelecidos pelo The Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC).

Para obter o certificado, os atrativos turísticos sul-mato-grossenses seguiram rigorosos critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental estabelecidos pela instituição.

De acordo com a diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, Luiza Coelho, o atrativo turístico segue rigorosas normas para redução de resíduos e plásticos.

“E seguindo o exemplo da Estância Mimosa, realizamos o inventário dos dados do Rio da Prata referentes ao ano de 2023 para levantar a pegada de carbono do atrativo. Este processo é muito interessante pois permite a análise das maiores fontes emissoras e o compromisso com ações de redução. Estamos com ações muito fortes para a redução de resíduos e de plástico e atingimos resultados muito relevantes”, afirmou.

A Estância Mimosa é uma fazenda que possui 10 cachoeiras e 9 paradas para banho, ao longo de 2,8 quilômetros de trilhas e quatro horas de passeio. Está localizada na rodovia MS 178, a 24 quilômetros de Bonito.

A Lagoa Misteriosa é uma caverna inundada com profundidade desconhecida. Até o momento, foi possível chegar a 220 metros de profundeza. Está localizada na BR 267 KM 512. Possui águas cristalinas em diferentes tons de azul e, a 40 metros de profundidade, é possível ver a copa das árvores que contornam o local. É considerada uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil.

O Recanto Ecológico Rio da Prata é uma fazenda que possui flutuação e mergulho no Rio da Prata, passeios a cavalo e observatório de aves. Está localizada na BR 267 – KM 512.

Fonte: NAIARA CAMARGO Correio do Estado